sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A França tem a capacidade de produzir muitos grandes vinhos e é única no mundo


16 de dezembro de 2011,

Vinhos franceses ainda são os melhores do mundo, na França, existe a maior concentração de grandes vinhos. Em todo o mundo, existem outros vinhos de alta qualidade, ainda melhor que a nossa. Mas, na França, existe uma grande variedade, única no mundo.

Então, vamos comparar o que é comparável. Muitas vezes ouvimos sobre o Julgamento de Paris [em 1976, um vinho da Califórnia ganhou uma competição antes do vinho francês], degustações ou outros de sua espécie ainda famosos. Mas, como sempre, você deve especificar em que circunstâncias as degustações foram realizadas, como os vinhos foram julgados ... Isso relativiza os resultados sempre. O que estou certo é que ainda somos capazes de produzir grandes vinhos, e mais importante, temos a capacidade de produzir muitos grandes vinhos históricos. Sempre podemos encontrar vinhos que rivalizam com os vinhos franceses, mas um país estrangeiro nunca vai produzir tantos grandes vinhos como na França.

Para retornar ao gosto chinês, você deve saber que os chineses estão fazendo isso há muito tempo. Dez anos atrás eu fui convidado pela primeira vez pela Associação dos produtores chineses, que queriam seus vinhos de referência contra os vinhos internacionais da França, dos Estados Unidos, Itália ou Espanha. Descobri então que os vinhos chineses estavam ainda suficientemente longe em termos de qualidade, mas alguns tinham grande potencial. Além disso, há dez anos, eu já tinha visto o "Grace Vineyard Reserva do presidente", que ganhou a competição anteontem [quarta-feira 14 dezembro]. Existem hoje muitos franceses na China, que estudaram em Bordeaux.

Eu não estou preocupado com os vinhos. Mas cuidado! Quando somos líderes, temos de ficar, e não descansar sobre os louros.

Philippe Faure-Brac
Sommelier, meilleur sommelier du monde en 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração. Visite sempre e comente.