terça-feira, 14 de junho de 2011

Primeiro vinho totalmente orgânico é batizado na França

Midi Libre terça, 14 de junho
A DOMAZAN, Chateau du Bosc, batizou um vinho sem sulfitos



Como transformar o suco de uva em vinho, sem adição de sulfitos? É um mistério que aos poucos os vinicultores estão tentando resolver. E entre eles, William Reynolds, que opera os doze hectares do Chateau Bosc, para Domazan, bio-conversão de três anos. "Quinze viticultores na França e apenas dois ou três na área sabem fazer", disse Claude Reynaud, que entregou a seu filho a liderança do campo.

"A natureza não sabe como fazer o vinho", resume. Suco de uva se transforma inexoravelmente em vinagre. Adicionar doses baixas de sulfitos pode parar este processo e obter o vinho ". É por isso que nunca falamos sobre vinhos orgânicos, mas vinho produzido a partir da agricultura orgânica. Porque, se os solos são cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes, ainda têm os malditos sulfitos. Assim, como você produz o vinho sem aditivos químicos? "É um longo e complexo trabalho através de filtrações e temperatura", esclarece o produtor, que não revela todos os seus segredos.

"Eu até achava que era impossível e aqui está ele, o primeiro cuveé, chamado Artemis, está na garrafa". Um vintage ainda confidencial, "vinho de garagem, como eles dizem, produzido em pequenas quantidades, que foi nomeado sábado 11 de junho às 19 horas, no campo Bosc, por Philippe Desbrosses, o pioneiro da agricultura biológica na Europa.

Vendido apenas na adega, o vinho mantém a sua promessa de sabor fino, frutado, talvez um pouco mais. "Esses vinhos naturais são uma demanda do consumidor e para nós, produzir mais saudáveis e verdadeiros é primordial. Estes vinhos são o futuro", diz Claude Reynaud. Por enquanto, eles representam apenas 10% do castelo. "Este vinho é longo e complexo para a fabricação. Ele funciona sem uma rede, por isso, pode virar, a qualquer momento, vinagre." No próximo ano, quando o campo ganhar o rótulo “Agricultura Biológica” (AB), provavelmente será um dos poucos a oferecer um vinho totalmente orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração. Visite sempre e comente.